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A mostrar mensagens de dezembro, 2012

O estigma de ser português e como o “destino lhe marca a hora” com todo o fatalismo do mundo!

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Ser português em Portugal, é bem mais marcante do que simplesmente considerar ter uma cultura semelhante à de muitos outros povos do mundo. Ser português é não ter em conta nem perceber aparente que, no inconsciente individual e colectivo da nação, existe a crença firme de que a mudança é sempre para pior,  de que nada nem ninguém pode alterar o “destino” com que se nasce talhado, que o melhor para “viver a vida” é dar-se ao comodismo,  à aceitação do que a “vida nos dá”,  à resignação do que nos “coube em sorte”! E também um certo conformismo relativamente à nossa capacidade de realização e um estranho pavor de tudo o que é novo ou desconhecido ou até de quem ousa sair da multidão anónima e enfrentar esse medo que jaz no meio do colectivo da nação. E por isso assim escreveu  Almada Negreiros que "O Povo completo será aquele que tiver reunido no seu máximo todas as qualidades e todos os defeitos . Coragem portugueses, só vos faltam as qualidades .". Também Eça de Quei

As organizações estrela-do-mar e aranha - O fenómeno das organizações sem líder !!

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As organizações estrela-do-mar e aranha Regra nº 1 Des-economia de Escala Tradicionalmente, quanto maior a empresa ou instituição, mais amplo era o poder a exercer. No passado, os pequeno competidores podiam gozar das vantagens de serem flexíveis, mas a aposta segura teria sido nos grandes jogadores. A descentralização mudou tudo. A AT&T era gigantesca, tinha uma infra-estrutura pesada e os seus empregados eram às dúzias de milhares. O Skype tinha apenas uns quanto empregados e um punhado de PC. Uma vez que não tinham ordenados para pagar, despesas de marketing ou instalações amplas, O Skype podia prosperar com receitas mínimas. Entrámos num novo mundo onde ser-se pequeno pode trazer uma vantagem económica fundamental. À medida que as des-economias de escala vão aumentando, o custo de penetrar num novo mercado decresce drasticamente. Os pequenos tornam-se nos melhores. "Ou ainda mais vale poucos e bons que....". Regra nº 2 O Efeito de Rede O efeito de rede é o aumento do

O mercado de Smartphones em 2015 segundo a IDC e não só !

O mercado de Smartphones em 2015 segundo a IDC e não só ! por  Francisco Goncalves  a Sábado, 2 de Abril de 2011 às 1:46 · Tenho boas e más notícias - Boas para a Google e Más para a MicroSoft ! Segundo  a IDC o sistema operativo Android vai liderar e Windows Phone será vice (atrás) em 2015. O O/S Symbian da Nokia estará em apenas 0,2% dos smartphones, de acordo com a projecção. O Apple Iphone (IOS) terá o seu nicho de mercado, tal qual a Apple se tem posicionado neste mercado, e as minhas projecções apontam para que em 2015 o Iphone tenham um mercado que se deve ficar abaixo dos 20%. A empresa de estudos de mercado IDC tem uma notícia que possivelmente vai agradar a Steve Ballmer, cuja cabeça foi pedida algumas vezes lá na Microsoft  — antes do acordo com a Nokia, o que parece ter acalmado os ânimos (e eu acho que só peca por tardia, mas enfim a MicroSoft é que sabe com que linhas se vai coser!!). De acordo com a firma, o Windows Phone 7 será a s

É má gestão, que contribui para baixas de produtividade dos Europeus ?

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Será a má gestão, que contribui para baixas de produtividade dos Europeus ?     Autor: Adam Crouch Os americanos têm sempre olhado para a Europa como o velho mundo. Agora eles têm mais um motivo para qualificar essa diferença. A Europa está a envelhecer muito mais rápido do que o mundo novo. O velho mundo enfrenta um grande desafio demográfico. Este ano, a expansão da União Europeia de 15 para 25 países, aumenta sua população de 380m a 455m, muito à frente do América com 295m. Ainda em 2050, os Estados Unidos terão duplicado a sua população: se as previsões se confirmarem, haverá 420m americanos, em comparação com 430 milhões de europeus. ........ A expectativa de vida está aumentando a um ritmo idêntico na maioria dos países ricos, embora não na Rússia. Assim, a fertilidade é baixa o que explica porque a população da Europa está a envelhecer mais rápido do que a americana. Na Alemanha, a idade mediana aumentará de 40 em 2000 para 47 em 2050, na Itália, vai chegar a 50 já em 2025

Portugal "versus" o progresso global das nações!

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Portugal e os portugueses têm que se libertar do peso da história e passar a inovar e a modernizar-se, nem que para isso seja necessário cada um de nós re-inventarmo-nos todos os dias!  O poder económico já não é mais a única alavanca do progresso e hoje o conhecimento e o "saber fazer" estão a uma escala global, permitir que todos os povos possam, desde que disponham da imaginação suficiente, entrar no jogo global da inovação. Já não dá mais "continuar a fazer as coisas como no tempo dos romanos" porque os chineses fazem bem melhor! Precisamos sonhar e inovar como prática diária e sobretudo diversificar as nossas experiências e os nossos interesses pessoais e profissionais. E sobretudo precisamos estar conscientes de que estudar é um acto para a vida e não apenas durante a fase que se designa de escolaridade! O mundo está a mudar a um ritmo alucinante e e a globalização está aí para nos desafiar a todos: governos, estados, cidadãos, empregados e