A aprendizagem em e-learning e a partilha da informação

A aprendizagem focada no desenvolvimento do grupo e no trabalho colaborativo, traduz uma nova ordem assente numa nova cultura da partilha da informação e do conhecimento.

E a cultura da partilha no interior de uma comunidade é deveras importante, porque é através desta dinâmica de colaboração que de forma mais eficaz se pode ´transmutar´ informação em conhecimento.
Conhecimento que é por sua vez propagando pelos membros do grupo, dentro das próprias comunidades em que se inserem, dotando estas de aquilo que se designa por inteligência colectiva. E esta é, em meu entender, uma das receitas de sucesso para as organizações do futuro.

A nossa cultura, até à data muito baseada no lema de que "dispor de informação e conhecimento significa poder" está a ser subjugado pela ideia de que "quem tem a capacidade de partilhar informação e conhecimento é que detém o poder".
"Knowledge is useless unless you share it".

É a partilha de conhecimento, hoje em dia na sociedade caracterizada "do conhecimento e da partilha", que aumenta consideravelmente a nossa capacidade de "saber mais fazer" e "porquê", e que é exactamente a base daquilo que hoje se considera conhecimento.

O sentimento, que está ainda deveras enraizado na sociedade, de que ao partilhar conhecimento se perde poder ou influencia é falso, já que sendo o conhecimento um bem cada vez de vida mais curta, é importante que o mesmo seja partilhado, para que possa ter a hipótese de ser útil e produtivo.
A partilha de conhecimento cria uma dinâmica de inovação, que motiva o espírito de grupo, permitindo deste modo o seu aperfeiçoamento continuado. Se uma ideia é partilhada, poderá desde logo ao ser conhecida, beneficiar de melhoramentos, adoptada e ser de alguma forma útil à comunidade.

E a melhor maneira que conheço de beneficiar de uma cultura de partilha, é desde já começar a implementa-la na nossa rotina diária, nas comunidades em que nos inserimos.
"The best thing you can do with knowledge is sharing it".

Francisco Gonçalves
SoftElabs (2008).

Anexos:
Hiperconectividade: o poder da partilha
- O Video

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O novo governo e a esperança sempre renovada dos portugueses!

As organizações estrela-do-mar e aranha - O fenómeno das organizações sem líder !!

Portugal e a total ausência de valores e de moral ou ética !