A redução de custos "versus" a adopção de vantagens competitivas na gestão da sua Empresa.

Sobretudo em tempos de crise, há a tentação para optar por políticas de redução de custos, de que peculiar exemplo é o popular "poupar no papel higiénico".
Mas a redução de custos normalmente é contraproducente, até porque vai normalmente cortar nos activos, que de alguma forma influenciam a capacidade de produção da empresa, tendo também inevitavelmente como consequência um "downgrade" dos negócios e desde logo hipotecando a capacidade de crescimento no futuro.

É obviamente uma má escolha, mas os gestores talvez porque educados numa lógica e um raciocínio meramente contabilístico de áridas colunas de deve e haver, apenas conseguem raciocinar entre estas, que são: ou crescem pelo lado da receita ou reduzem a despesa (e reduzir a despesa, ponto.!!!!!..).
Mas o mundo ficou repentinamente mais complexo, que uma simples lista de deve e haver e aparentemente muito poucas pessoas se deram conta deste fenómeno.
Há normalmente vida, para além das cores do clássico "Benfica x Sporting". Existem outras cores e outros "mundos", com significado e impacto cada vez maior nos negócios e nas nossas vidas, bem como as opções que lhes estão associadas.
E em tempo de alguma contenção e falta de confiança dos mercados é bom ter algumas lufadas de "ar fresco" (1) e ideias inovadoras, que possam de alguma forma reduzir os custos e simultâneamente acrescer em impacto no crescimento dos negócios. Não acredita???? Parece-lhe impossível??? Mas não é. Se a sua empresa já não pode ser inventada..... Então tente uma reinvenção desta!!!!!!
E neste ponto é melhor passar a citar Tom Peters ! (uma ilustração vale bem mais que mil palavras).
"Atenção Patrões de Lixo Encrostado !!!!! Se não tiverem cuidado, a tecnologia vai acabar por passar-vos por cima.....".
O sucesso e a experiência, são normalmente fruto de sequências: tentativa, erro, fracasso. Por isso Falhe Depressa, porque obterá Sucesso mais cedo. Uma crise gera também normalmente confusão, e por entre esta há sempre quem obtenha óptimas oportunidades.E sobretudo, observe bem o que está por detrás da textura normal das coisas, para aí descobrir ironias e particularidades.

E por entre as suas tentativas não deixe de consultar a lista que anexo abaixo e que pode ser obtida no seguinte endereço web: Click Aqui.
Algumas ideias serão certamente boas para o seu negócio!!!!! Então Boa Sorte .... E não esqueça, que se for tentado a reduzir no papel higiénico, acaba por não poupar nada porque os seus empregados, pura e simplesmente vão gastar mais rolos........!!!!!!.

Por Francisco Gonçalves, IT Architect/Consultant @ Oct 2008.

(1) "A lufada de ar fresco" que atrás lhe referi, se desconhece, pode ser a leitura dos 10 segredos da gestão, segundo Richard Branson da Virgin Corp.

Anexo Link @ 78 Ways to Save Money in this Economy.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O novo governo e a esperança sempre renovada dos portugueses!

As organizações estrela-do-mar e aranha - O fenómeno das organizações sem líder !!

Por que devemos parar de ouvir economistas !