A dinâmica de mudança do Presidente Barak Obama, USA

O Presidente Barak Obama no seu site de transição em change.gov enuncia princípios de governação que passo a citar:

Na Educação:
"Hoje vamos começar a sério o trabalho de nos certificarmos de que o mundo em que iremos deixar as nossas crianças, será só um pouco melhor do que aquele em que vivemos hoje." [Presidente Barak Obama].

Na Ciência, Tecnologia e Inovação:
Deixem-nos ser a geração que reformula a nossa economia para competir na era digital. Vamos estabelecer padrões elevados para as nossas escolas e dar-lhes os recursos que necessitam para terem sucesso. Vamos recrutar um novo exército de professores, e dar-lhes melhores salários, compensações para os mais efectivos e mais apoio em troca de uma maior responsabilização. Vamos investir na investigação científica, e vamos criar novas redes de banda larga no coração do interior das cidades e vilas rurais em toda a América. " [Presidente Barak Obama].

Plano de combate à pobreza:
"Estou nesta corrida, pela mesma razão que eu lutei por empregos para os desempregados e de esperança para os sem esperança das ruas de Chicago. Pelo mesmo motivo eu lutava por justiça e igualdade dos direitos civis como advogado, pelo mesmo motivo que eu lutei pelas famílias de Illinois durante mais de uma década ... É por isso que estou correndo, para manter vivo o Sonho Americano, para aqueles que ainda têm desejo de oportunidade, os que continuam com sede de igualdade. " [President Barak Obama].

Na economia (entre muitos outros) :
".......... Investir numa economia de energias limpas que criarão 5 milhões de novos empregos. Investir 150 biliões de USD, ao longo de 10 anos para avançar na próxima geração de infra-estruturas de biocombustíveis e de combustíveis. Acelerar a comercialização de híbridos "plug-in", promover o desenvolvimento das fontes renováveis de energia à escala comercial e iniciar a transição para uma nova rede eléctrica digital. Neste plano caberá também o desenvolvimento em indústrias transformadoras e centros de fabrico altamente qualificados, para garantir que os trabalhadores tenham as habilidades e ferramentas de que necessitam para que o País seja pioneiro na primeira vaga de tecnologias "verdes", que serão de grande procura em todo o mundo..............(....., projecto da Google de Larry Page. )....." [President Barak Obama].

Espero que estes possam servir de inspiração à nossa classe política que está cristalizada, gasta e sem ideias, mas sobretudo à Governação Sócrates, para que Portugal e os Portugueses possam também vir a alimentar o sonho de um País mais moderno, inovador, produtivo e socialmente mais justo.

Mas para isso é ainda necessário e urgente, à semelhança do que está a fazer Barak Obama, saber e procurar os conselheiros mais capazes de produzir novas ideias e de inovar, que existem decerto na sociedade. O sentido de mudança nunca poderá ser protagonizado por amigos e colegas de partido, que se encontram igualmente "esgotados", tal como o têm demonstrado há pelo menos 34 anos.

Francisco Gonçalves 7Nov2008

No "site" change.gov poderá confirmar estes e outros planos do Presidente Barak Obama, para os EUA.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O novo governo e a esperança sempre renovada dos portugueses!

As organizações estrela-do-mar e aranha - O fenómeno das organizações sem líder !!

Por que devemos parar de ouvir economistas !