Notas sobre formas de inovação disruptiva (2010)
Image Source: SecondLife
Desenvolvendo uma Cultura de Inovação, Partilha e Colaboração na sua Empresa !!
.......... Competindo na Era do Conhecimento!
a Inovação como Vantagem Estratégica e Competitiva !
Implementar Knowledge Management Organizacional caminhando no sentido da criação e desenvolvimento de uma Inteligência Organizacional na sua Empresa ou Organização.
Acelerar e fazer crescer o conhecimento de uma organização, solidificando principalmente a documentação das áreas técnicas, de forma progressiva.....
A base de todos os negócios é a informação, portanto esta tem que fluir e influir !!! sem comunicação aberta o negócio fica mais difícil!!!!
(O segredo já não é a alma do negócio!!!! e como tal a tradição já não é o que era!!!!)..... O SUCESSO está na inovação e abertura, que traduzem flexibilidade e capacidade de re-invenção!!!!
Fomentar a criação de espaços de aprendizagem informais (e-Learning Spaces) , semeando e consolidando a colaboração e a partilha na cultura da empresa....
Colocar a inovação no centro da cultura da sua Empresa, de molde a que esta passe a ser o motor e o factor de surpresa face à concorrência!!!
Economia da Inovação ... Ganhar eficiência e reduzir custos através de processos inovativos e progressivos na estrutura organizacional ... (processos melhoria des...continua).......
.... e adoptando a inovação disruptiva nos negócios ..... Surpreendendo o Cliente sempre !!!!
materializando projectos e processos de forma celere ( os clientes lá fora fartam-se de esperar e as oportunidades perdem-se !!!! ) .... Trata-se de "inovar ou morrer !!!".
-
Wikis & Authoring .... Content Management ... Team & Project Collaboration Management .... e-Collaboration & Sharing ..... e-Learning.....Web Conferencing .... Knowledge Systems ...Search the Enterprise .... Analytic Tools ( Marketing, Inovação estratégica, etc. )...
-
Adopção do Open-Source, do Linux, Plataformas de Colaboração e a Virtualização como forças estruturais de inovação em TI e de suporte ao negócio.
-
Implementar comunidades Organizacionais Virtuais (2D e 3D - Projectos LookingGlass, Wonderland, SecondLife) e sua interligação segura com as comunidades virtuais na Internet!!!!!! (não esquecer que as comunidades virtuais são sempre compostas por pessoas reais!!!!!).
Empreendimento catalisador da inovação gerada na empresa, distinguindo o talento e motivando a colaboração e a partilha, da forma mais informal possível!!!
e valorizando a diversidade e os diferentes pontos de vista!!! todos têm lugar numa organização, e igualmente necessários tal como as pessoas!!!
(as ideias surgem donde menos esperamos .... dos colaboradores, parceiros, clientes, fornecedores, comunidades online, etc.....É preciso estar atento!!!).
(A formalidade é inimiga da curiosidade e do espírito de investigação e estes últimos mandatórios para empreender os processos de criatividade e da inovação !!!).
With innovation in Mind !!!!! and Passion for Action !!!
A filosofia a adoptar deve ser a de que o verdadeiro conhecimento ultrapassa intranets e portais. Trata-se de manter um fluxo livre de informações entre as equipes, as práticas e representações, para que se possam tocar em "insights" e ideias dos colegas e aprender com os peritos de todo o mundo para conceber melhor serviço aos clientes. Em última análise, obter mais e mais conhecimento é a meta a atingir......
Os "Drivers" para o sucesso
-
Alinhar estratégias dos conhecimentos com os objectivos de negócio.
-
Criar uma cultura interna que promova a partilha de conhecimentos.
-
Colaborar com base nos conhecimentos das comunidades.
-
Conceber incentivos para manter um fluxo saudável de conhecimento.
-
"Make it personal" - tocar no conhecimento tácito.
-
Integrar conhecimento e partilha na vida e processos de trabalho diários.
Vivemos numa sociedade com ciclos de mudança extremamente rápidos e numa lógica de socialização progressivamente veloz e de evolução descontinua .....
ou se é .... DISTINTO OU EXTINTO !!!
"... a maioria das pessoas subestima a quantidade de mudança que irá ocorrer em dois anos e subestimar as mudanças que irão ocorrer ao longo de dez anos." Bill Gates - MicroSoft.
Para produzir inovação, é também preciso acompanhar esse ritmo de mudança. Vivemos tempos de transformação.
Grande parte dessa transformação coloca-se sobre a forma como entramos na próxima fase do nosso relacionamento, muitas vezes única, com a tecnologia - o que poderíamos chamar de conectividade generalizada.
Pura e simplesmente, tudo à nossa volta está começando a "plugged in" - e há enormes oportunidades para a mudança de como isso estáa a acontecer. Para garantir que pode capturar estas oportunidades, as empresas devem assegurar-se de que têm uma boa infra-estrutura tecnológica sólida que pode levá-las a este mundo novo estranho, e pleno de novas oportunidades.
"Se a ideia de mudança o perturba então ainda irá gostar menos da irrelevância!!!". [Gen. Sinseki, Defense of US].
Mudar o paradigma organizacional e a cultura, premiando e distinguindo quem corre riscos, tem iniciativa e erra e "punir" a falta de iniciativa e o imobilismo!!!
cultivando o ...
.... "Falhe Depressa. Obtém sucesso mais cedo!!!".... By Tom Peters!
Num mundo onde cada vez as convenções, os dogmas e os preconceitos são as grandes barreiras à inovação e à critividade "Despeça os planeadores e os burocratas, contrate os Desvairados".
Em suma, adopte o lema :
"SONHE E APRENDA COMO SE VIVESSE PARA SEMPRE . VIVA COMO SE FOSSE MORRER AMANHÃ!!!!".
Os homens evoluíram, não em razão da sua disposição para acreditar, mas sobretudo da sua presteza para duvidar. [H. L. Mencken].
francis.goncalves@gmail.com
[In Softelabs, Ltd - Portugal, in Feb 2010].
Artigos relacionados:
Wikis & Authoring .... Content Management ... Team & Project Collaboration Management .... e-Collaboration & Sharing ..... e-Learning.....Web Conferencing .... Knowledge Systems ...Search the Enterprise .... Analytic Tools ( Marketing, Inovação estratégica, etc. )...
Adopção do Open-Source, do Linux, Plataformas de Colaboração e a Virtualização como forças estruturais de inovação em TI e de suporte ao negócio.
Implementar comunidades Organizacionais Virtuais (2D e 3D - Projectos LookingGlass, Wonderland, SecondLife) e sua interligação segura com as comunidades virtuais na Internet!!!!!! (não esquecer que as comunidades virtuais são sempre compostas por pessoas reais!!!!!).
Alinhar estratégias dos conhecimentos com os objectivos de negócio.
Criar uma cultura interna que promova a partilha de conhecimentos.
Colaborar com base nos conhecimentos das comunidades.
Conceber incentivos para manter um fluxo saudável de conhecimento.
"Make it personal" - tocar no conhecimento tácito.
Integrar conhecimento e partilha na vida e processos de trabalho diários.
Comentários