Notas sobre formas de inovação disruptiva (2010)

Image Source: SecondLife

Desenvolvendo uma Cultura de Inovação, Partilha e Colaboração na sua Empresa !!
.......... Competindo na Era do Conhecimento!
a Inovação como Vantagem Estratégica e Competitiva !
Implementar Knowledge Management Organizacional caminhando no sentido da criação e desenvolvimento de uma Inteligência Organizacional na sua Empresa ou Organização.
Acelerar e fazer crescer o conhecimento de uma organização, solidificando principalmente a documentação das áreas técnicas, de forma progressiva.....
A base de todos os negócios é a informação, portanto esta tem que fluir e influir !!! sem comunicação aberta o negócio fica mais difícil!!!!
(O segredo já não é a alma do negócio!!!! e como tal a tradição já não é o que era!!!!)..... O SUCESSO está na inovação e abertura, que traduzem flexibilidade e capacidade de re-invenção!!!!
Fomentar a criação de espaços de aprendizagem informais (e-Learning Spaces) , semeando e consolidando a colaboração e a partilha na cultura da empresa....
Colocar a inovação no centro da cultura da sua Empresa, de molde a que esta passe a ser o motor e o factor de surpresa face à concorrência!!!
Economia da Inovação ... Ganhar eficiência e reduzir custos através de processos inovativos e progressivos na estrutura organizacional ... (processos melhoria des...continua).......
.... e adoptando a inovação disruptiva nos negócios ..... Surpreendendo o Cliente sempre !!!!
materializando projectos e processos de forma celere ( os clientes lá fora fartam-se de esperar e as oportunidades perdem-se !!!! ) .... Trata-se de "inovar ou morrer !!!".
  • Wikis & Authoring .... Content Management ... Team & Project Collaboration Management .... e-Collaboration & Sharing ..... e-Learning.....Web Conferencing .... Knowledge Systems ...Search the Enterprise .... Analytic Tools ( Marketing, Inovação estratégica, etc. )...
  • Adopção do Open-Source, do Linux, Plataformas de Colaboração e a Virtualização como forças estruturais de inovação em TI e de suporte ao negócio.
  • Implementar comunidades Organizacionais Virtuais (2D e 3D - Projectos LookingGlass, Wonderland, SecondLife) e sua interligação segura com as comunidades virtuais na Internet!!!!!! (não esquecer que as comunidades virtuais são sempre compostas por pessoas reais!!!!!).
Empreendimento catalisador da inovação gerada na empresa, distinguindo o talento e motivando a colaboração e a partilha, da forma mais informal possível!!!
e valorizando a diversidade e os diferentes pontos de vista!!! todos têm lugar numa organização, e igualmente necessários tal como as pessoas!!!
(as ideias surgem donde menos esperamos .... dos colaboradores, parceiros, clientes, fornecedores, comunidades online, etc.....É preciso estar atento!!!).
(A formalidade é inimiga da curiosidade e do espírito de investigação e estes últimos mandatórios para empreender os processos de criatividade e da inovação !!!).
With innovation in Mind !!!!! and Passion for Action !!!
A filosofia a adoptar deve ser a de que o verdadeiro conhecimento ultrapassa intranets e portais. Trata-se de manter um fluxo livre de informações entre as equipes, as práticas e representações, para que se possam tocar em "insights" e ideias dos colegas e aprender com os peritos de todo o mundo para conceber melhor serviço aos clientes. Em última análise, obter mais e mais conhecimento é a meta a atingir......

Os "Drivers" para o sucesso

  • Alinhar estratégias dos conhecimentos com os objectivos de negócio.
  • Criar uma cultura interna que promova a partilha de conhecimentos.
  • Colaborar com base nos conhecimentos das comunidades.
  • Conceber incentivos para manter um fluxo saudável de conhecimento.
  • "Make it personal" - tocar no conhecimento tácito.
  • Integrar conhecimento e partilha na vida e processos de trabalho diários.

Vivemos numa sociedade com ciclos de mudança extremamente rápidos e numa lógica de socialização progressivamente veloz e de evolução descontinua .....
ou se é .... DISTINTO OU EXTINTO !!!
"... a maioria das pessoas subestima a quantidade de mudança que irá ocorrer em dois anos e subestimar as mudanças que irão ocorrer ao longo de dez anos." Bill Gates - MicroSoft.
Para produzir inovação, é também preciso acompanhar esse ritmo de mudança. Vivemos tempos de transformação.
Grande parte dessa transformação coloca-se sobre a forma como entramos na próxima fase do nosso relacionamento, muitas vezes única, com a tecnologia - o que poderíamos chamar de conectividade generalizada.
Pura e simplesmente, tudo à nossa volta está começando a "plugged in" - e há enormes oportunidades para a mudança de como isso estáa a acontecer. Para garantir que pode capturar estas oportunidades, as empresas devem assegurar-se de que têm uma boa infra-estrutura tecnológica sólida que pode levá-las a este mundo novo estranho, e pleno de novas oportunidades.
"Se a ideia de mudança o perturba então ainda irá gostar menos da irrelevância!!!". [Gen. Sinseki, Defense of US].
Mudar o paradigma organizacional e a cultura, premiando e distinguindo quem corre riscos, tem iniciativa e erra e "punir" a falta de iniciativa e o imobilismo!!!
cultivando o ...
.... "Falhe Depressa. Obtém sucesso mais cedo!!!".... By Tom Peters!
Num mundo onde cada vez as convenções, os dogmas e os preconceitos são as grandes barreiras à inovação e à critividade "Despeça os planeadores e os burocratas, contrate os Desvairados".
Em suma, adopte o lema :
"SONHE E APRENDA COMO SE VIVESSE PARA SEMPRE . VIVA COMO SE FOSSE MORRER AMANHÃ!!!!".
Os homens evoluíram, não em razão da sua disposição para acreditar, mas sobretudo da sua presteza para duvidar. [H. L. Mencken].
francis.goncalves@gmail.com
[In Softelabs, Ltd - Portugal, in Feb 2010].
Artigos relacionados:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O novo governo e a esperança sempre renovada dos portugueses!

As organizações estrela-do-mar e aranha - O fenómeno das organizações sem líder !!

Por que devemos parar de ouvir economistas !