Como a produção Social pode revitalizar e reinventar a Economia do País !!

Estamos actualmente a enfrentar uma economia global em recessão, mas esta será melhor caracterizada se descrita como um emaranhado de desalavancagem e de deflação, o que pode demorar dez ou mais anos para resolver. Mas, entretanto, enfrentamos uma que crise de vários anos afecteando milhões de pessoas, especialmente os milhares de universitários que poderão passar anos sem encontrar um emprego adequado?

Um longo período de recuperação económica, implica sempre um enorme desperdício de talentos de milhões de pessoas, já que irá privá-los da capacidade de aprender e ampliar os seus conhecimentos. Se os governos e a actual elite empresarial se apegarem aos seus privilégios e não quiserem divisar o futuro, um longo período de recuperação poderá muito facilmente levar a instabilidade social grande entre os jovens insatisfeitos e os desempregados, que gerará ainda maiores ondas de descontentamento social e uma sociedade mais instável e com ainda maiores assimetrias entre ricos e pobres.

Enquanto esperamos por uma reestruturação dos mercados financeiros (que vai demorar anos) e de desalavancagem de activos, há outra maneira de contornar a crise? Existem políticas que poderiam alcançar um maior valor para os investimentos públicos em vez de jogá-los no mercado que vai levar anos para se re-organizar?

A resposta é positiva e esperançosa. Sim, existe. Tudo tem a ver com o estimular o potencial do que podemos chamar de "inovação social", ou "produção social." Este é o domínio da produção através da Internet e com a sua mediação, que aproveita as capacidades de abrir as redes sociais e melhor alcançar as externalizações positivas ".
Para entender a lógica desta promessa, podemos olhar para uma recente e menos severa, mas ainda assim grave crise económica - a Internet e o colapso das "dot-com" em 2000-1.

Os analistas previam, então como agora, que, sem capital, a inovação iria parar. Na realidade, ocorreu o oposto. Quase tudo o que já tomamos como uma conquista - a Web 2.0, o surgimento dos meios de comunicação social e participativa - nasceu no cadinho dessa onda de choque. A inovação não abrandou, mas antes pelo contrário aumentou consideravelmente durante a crise de investimento.

Esse fenómeno revela uma nova tendência no trabalho: o capitalismo está cada vez mais divorciado do empreendedorismo. Empreendedorismo está a tornar-se uma actividade em rede a ter lugar através de plataformas abertas de colaboração, e que pode ou não exigir injecções de capital.

Em essência, a tecnologia da Internet está mudando fundamentalmente a relação entre inovação e capital. Antes da Internet, no mundo da "destruição criativa" decretado pelo economista Joseph Schumpeter, os inovadores precisavam de capital para suas pesquisas, e que a investigação seria então necessariamente protegida por direitos autorais e patentes. Fundos adicionais seriam necessários para construir as fábricas necessárias.

No mundo pós-schumpeteriana, no entanto, as almas criativas de todo o mundo podem se reunir através da Internet. Eles podem criar novos tipos de plataformas de colaboração de baixo custo, e então construir um novo software, novos repositórios de informação, música e vídeo de sites partilhados, sites de redes sociais, e muito mais.
Paradoxalmente, esses empresários só precisam de capital quando forem bem sucedidos, e os seus servidores passarem a ter sobrecarga. Pense no Bittorrent, o software mais importante para a troca de conteúdos multimédia através da internet. Foi criado por um único programador, auto-financiado através de seus cartões de crédito pessoal, com zero de financiamento externo.

Embora a Internet tenha muitas pessoas com poderes para lançar-se no jogo de inovações em mudança - Linus Torvalds (Linux), Shawn Fanning (Napster), Richard Stallman (software livre) - a verdadeira história da Internet é sua capacidade de permitir que grandes comunidades ao redor do mundo possam cooperar. As colaborações não são limitados ao conhecimento e software, mas estendem tudo o que o conhecimento que o software permite, inclusive a sua própria fabricação. Qualquer coisa que precisa ser fisicamente produzida, precisa ser "virtualmente concebida" em primeiro lugar.

A Colaboração em rede - muitas vezes chamada de "inovação social" ou "produção social" - é cada vez mais responsável pela maior parte da inovação a nível mundial. Numa época onde a maioria das pessoas educadas têm seus cérebros interligados através de múltiplas redes de sua escolha, a ideia de que toda actividade valiosa ocorre através do "mercado", e que um ou é um produtor activo ou um consumidor "passivo" é um anacronismo perigoso. Actualmente, nenhuma empresa com os seus próprios sistemas proprietários podem competir com ambientes de negócios e práticas abertas de co-design e co-criação com outras empresas e mesmo envolvendo os consumidores (uma prática muitas vezes chamado de "crowd-sourcing", tirando partido da inteligência colaborativa).

Empresas que desejam colher os frutos de plataformas abertas, que servem um ecossistema de negócios abertos estão adoptando novas atitudes em relação à propriedade intelectual. Eles percebem o que é privatizar o trabalho da colectividade, ninguém estará disposto a colaborar para o seu ganho ou propriedade exclusiva! Portanto, as empresas que possibilitem inovação social, e que usam formas abertas de propriedade intelectual, têm mais sucesso em atrair a cooperação. Eles podem construir os seus negócios no intercâmbio social que ocorre num espaço comum de conhecimento próspero - assim como todos os outros também colhem os benefícios da participação na comunidade.

Os tradicionalistas ou "velhos do restelo" podem troçar deste modelo, mas o sistema é fantasticamente produtivo e inovador. A economia do Linux estima-se valer mais de US $ 36 biliões, e este é apenas um dos inúmeros projectos de software livre. Chris Anderson, da revista Wired, estima o valor total anual produzido através da inovação social em US $ 300 biliões.
Um dos sub-sectores mais robusto da economia é o de conteúdos gerados pelo próprio utilizador. As novas empresas de sucesso, como o Google, YouTube, Flickr, Twitter e todas as outras, não são a criação de valor em si, mas sim o de permitir que as comunidades de utilizadores possam criar valor através das suas bem concebidas plataformas. Como regra, todos os ecossistemas bem sucedidos de produção social acabam por produzir ecossistemas de negócios vibrantes, e obtêm o lucro a partir do conhecimento livre. A IBM agora colhe mais de metade de suas receitas provenientes de serviços relacionados com o Linux e de apoio - mais do que do seu portfólio de patentes! - Ainda a sua participação na comunidade Linux tem fortalecido as comunidades sociais e troca de conhecimentos dentro dos círculos abertos Linux. Nos países latino-americanos, como Equador e em alguns estados da Índia, como Kerala, diz-se que quase todos os programadores de software livre tem um emprego.

Mas o que isso tudo significa para a nossa actual crise económica? Significa a forte distinção entre trabalho produtivo por um salário, e estar passivamente à espera de um. Todas as ferramentas técnicas e intelectuais estão disponíveis para permitir que as pessoas continuem a produzir coisas valiosas. Eles podem continuar a construir a sua experiência de trabalho (capital do conhecimento "), a sua vida social (capital de relacionamento") e reputação. Todos os três, serão cruciais para mantê-los não apenas de trabalhar, mas na realidade aumentam substancialmente as suas capacidades, potencialidades e conhecimento.

E o negócio pode beneficiar, também: Ao ajudar a sustentar o bem comum social que gera inovação, pode construir novos tipos de produtos de valor acrescentado "em cima" dos bens gerados pela comunidade. Podem lançar novas plataformas emergentes de consumo e demandas de negócios, participando activamente nos novos ecossistemas de negócios abertos, ao invés de se esconder dentro das conchas dos sistemas proprietários em que muitas vezes em crise se retraem.

E os Governos dos países podem e devem fazer muita coisa para facilitar a produção social. Seria dar às pessoas a oportunidade de continuar a desenvolver as suas habilidades e conhecimentos, ajudar as empresas e as pessoas a criar ainda mais valor.
Há várias coisas que as autoridades públicas devem fazer para alcançar esta visão. Mas primeiro que tudo será necessária uma infra-estrutura de banda larga totalmente funcional. Em particular, deve chegar aos pontos do interior rural e interior das cidades para que seu talento possa ser aproveitado e a cooperação obter ainda maior escala.

As autoridades públicas têm também um papel importante a desempenhar na formação de empresas e do público sobre o papel das plataformas open-source em matéria de inovação e desenvolvimento empresarial. O Governo deve criar um instituto, a de servir como um centro de intercâmbio de melhores práticas em áreas-chave da vida social e empresarial. Este deve ensinar os utilizadores sobre licenças abertas para conteúdos e explicar os seus benefícios. Em Brest, França, autoridades municipais têm sido fundamentais no apoio e sustentação da produção cultural de seus cidadãos, que não só enriquece a vida cultural local, mas tem atraido mais turistas. O Governo deve também criar "co-working de espaços públicos", que estejam ligadas a processos de incubação de empresas.

Em terceiro lugar, as autoridades públicas devem iniciar e propiciar a incubação de inovação. Em Toronto, por exemplo, a "Open Source Business Resource" tem sido fundamental no apoio para iniciativas de desenvolvimento de software livre. Ela tem ajudado a forjar uma ecologia de empresas locais que a indústria de serviços e de código aberto fornecendo o apoio das empresas locais nos seus processos adaptativos necessário para se reinventarem.
Em quarto lugar, as autoridades públicas deveriam oferecer diversas formas de patrocínio público - prémios, bolsas de contratos, contratos - para aqueles indivíduos que estão a efectuar desenvolvimento, e em processos de inovação. As inovações mais robustas são normalmente movidos por pessoas apaixonadas que trabalham em relações de colaboração com os outros num espaço comum de conhecimento. É portanto, bom senso, tanto nos negócios quanto em termos de política, de criar novas formas de apoio ao trabalho dos pioneiros individuais. Assim como a ciência do século 18 foi apoiada por uma rede de consumidores, levando à expansão da pesquisa científica, assim hoje o governo deveria usar a sua influência e púlpito de intimidação para promover os processos de conhecimento livre, software e design.

Finalmente, a inovação social não deve ser vista isoladamente, mas como parte de uma crescente e interligada conjunto de tendências para infra-estruturas "peer to peer". O que em Internet é conhecido como infra-estrutura de base das comunicações digitais, há outras importantes infra-estruturas de rede, cuja fortificação vai ajudar as economias locais a sobreviver a períodos de crise globalizada.

Por exemplo, o estímulo "verde" de Obama proposta mostra uma compreensão do valor da tecnologia peer-to-peer e redes de energia para a infra-estrutura de energia, e como uma estratégia para lidar com o pico do petróleo e a mudança climática. Para além de uma dependência de combustíveis fósseis não renováveis, uma "grid" de energia P2P permite aos cidadãos investir em casa e na sua vizinhança, na produção de energia baseada em energias renováveis, e partilhar ou vender a energia de que é co-produtor com a comunidade para a "grid" global. A rede de energia p2p desta forma reforça as comunidades locais e abre a porta a um novo tipo de prosperidade para o sector da energia.

Os princípio "Peer-to-peer" podem ser usados para melhorar o nosso sistema monetário, bem como, permitindo os chamados "sistemas monetários complementares." A proliferação de moedas regionais nos países de língua germânica da Europa, o sucesso do sistema WIR, na Suíça Santi e da Tailândia com a moeda Suk, mostram como uma comunidade pode reter uma maior parte do valor local que produz, em vez de deixá-lo ser "exportado" para outras partes do país ou do mundo. ESta é também a grande proposição de valor de uma economia aberta. Os Sistemas monetários P2P ajudam a isolar as economias locais da volatilidade das moedas nacionais que estão entrelaçadas com a economia global, fornecendo as comunidades locais com capacidade de resistência muito necessária em períodos de convulsão global acentuada, como os que vivemos hoje.

Como estes muitos exemplos sugerem, que um bom "plano de estímulo" à inovação social pode trazer benefícios incalculáveis para Portugal, e as outras nações do mundo, neste momento de crise. Apesar da escassez de capital, a inovação social pode deixar o processo de criação de valor continuar. É possível aprofundar e reforçar o capital humano, enquanto a construção de uma ecologia resistente de empresas cooperam com as comunidades de inovação social.

Através do apoio público activo deste sector poderemos construir economias muito mais fortes e resilientes, que podem suportar as tempestades da globalização. Ao invés de trancar mais "know-how" e criatividade através dos direitos de propriedade intelectual (cuja circulação está limitada pelas falências e pela economia deprimida), a produção social e licenciamento aberto podem desencadear a criatividade e "know-how" para os domínios do conhecimento livre. Se nos atrevermos a cultivar este precioso bem comum, podemos esperar que os mercados se refaçam - e melhor! - Re-inventando-nos sobre uma base mais sólida, e mais resistente.

Nota baseada em artigo de Michel Bauwens e Bollier David (2009).
Como seria o mundo se a economia fosse norteada por uma filosofia aproximada à do movimento open-source ? http://fgonblog.blogspot.com/2009/11/como-seria-o-mundo-se-economia-fosse.html

A redução de custos "versus" a adopção de vantagens competitivas na gestão da sua Empresa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O novo governo e a esperança sempre renovada dos portugueses!

As organizações estrela-do-mar e aranha - O fenómeno das organizações sem líder !!

Portugal e a total ausência de valores e de moral ou ética !