23/04/2014

O país do mestre Pangloss!

Ensinar a pensar criticamente é o maior "handicap" dos sistemas de educação tradicionais e ainda hoje em vigor (de antes e depois de Abril de 74). Nada mudou e tudo continua igual como há 300 anos atrás quando a velocidade máxima era medida pelo galope dos cavalos... hoje já só das bestas..

E também por isso a cidadania continua a ser uma disciplina ausente no meu País, com todas as consequências da degradação da democracia e também determinando a impossibilidade de construir uma nação mais evoluída e consequentemente mais equitativa e equilibrada, social e economicamente e com potencial para crescer e se desenvolver.

Abril foi uma promessa vã, tal com vã é a concepção de um mundo em que não se quer mudar nada e não há coragem ou capacidade para tudo por em causa, e em contrapartida se espera obter um país melhor.
Vivemos de facto no país do mestre Pangloss..(ou num optimismo imbecil e fossilizado!) em "que tudo está bem no melhor dos mundos".. mas em que ninguém está feliz e na sua maioria até vive deploravelmente em pleno séc XXI!

40 anos depois de Abril, de Abril resta a memória da esperança daqueles dias em que tudo poderia ser possível... mas não foi e tudo está na mesma, mas com "potencial" nefasto para ser ainda pior.. e piorar mais!


Que as portas que abril abriu ainda possam ser restauradas, tal com o meu país possa vir a ter a coragem para se libertar desta mediocridade atroz em que foi mergulhado e a que se obriga mais por devoção e conformismos sem fim.

Francisco Gonçalves "in" 23Abr2014
Enviar um comentário

Translate