Portugal é hoje "liderado" por políticos medíocres e sem ideias !

Portugal é hoje "liderado" por políticos medíocres e sem ideias, o que têm demonstrado ao longo de mais de 38 anos e pior, incapazes de olhar para os cidadãos como pares, para em conjunto e de forma colaborativa (e também imaginativa) encontrarem soluções de futuro para Portugal.

Tal como tenho escrito por aqui e não só, esta classe medíocre e prepotente já só faz parte do problema e não mais são parte da solução!

Um dos temas sempre "quentes" e que quase todos os noticiários referem é o da população portuguesa que está a ficar envelhecida (tal como os povos da Europa) e que nível de nascimentos (média de 1,3 filhos por casal) põe em causa a sustentabilidade futura da Segurança Social tal qual a conhecemos.
Ora este argumento é deveras falacioso, não porque não tenha uma certa lógica, mas porque serve sempre para que os políticos continuem a servir-se da ignorância de todo um povo, para mais uma vez o manipularem e enganarem, isto para além de se servirem dos fundos da segurança social, para de forma danosa os afectarem a outras rúbricas do estado, deixando aquela sempre com ainda mais problemas de sustentabilidade.

Tal como já referi noutro "posts"anterior a segurança social terá sempre a sustentabilidade que cada comunidade e seus integrantes geracionais, decidirem em cada época civilizacional. Ver publicação.

Depois há algo que é inadmissível e desconcertamente em minha opinião, pois os nossos políticos sabem que este fenómeno está a acontecer há pelo menos 20 anos e nunca foram capazes de uma medida sequer para travar este fenómeno que é complexo e que não é desejável para um país com a dimensão e o nível de desenvolvimento que actualmente tem Portugal.

Pois se todos nós governantes e governados consideramos que a Segurança Social começa a dar mostras de o balanceamento entre contribuintes e beneficiários se estar a desequilibrar, só há que por "rapidamente e em força" ideias novas que possam resolver este problema complexo que todos nós portugueses iremos enfrentar, mais cedo ou mais tarde.

Então que se comecem a tomar as devidas medidas já hoje e aqui ficam algumas ideias e a minha contribuição, para que este grave problema da sociedade possa ser "fixado" e resolvido.

Assim e em primeiro é preciso educar os cidadãos para exercerem a cidadania e depois :

1) Por em marcha um plano ousado para desenvolver a economia, inovando todos os dias!

2) Ligação séria e comprometida por objectivos a atingir, das escolas e universidades às empresas e apoio sério ao empreendedorismo (não aos amigos de partido!)

3) Educar os cidadãos para serem tolerantes, responsáveis e cidadãos do mundo!

4) miscigenação do país, dando condições para que cidadãos do mundo se possam fixar em Portugal, contribuindo para "fixar" o problema do envelhecimento da população e contribuindo igualmente (e não menos importante), para criar uma cultura mais pronta a lidar com a diferença e novas culturas, o que dará abertura ao país para mais inovação e criatividade, através de novas formas de pensar e ver o mundo... mais?? ….

Francisco Gonçalves in July2012

e-mail: francis.goncalves@gmail.com

Anexo: Quem paga o estado social em Portugal.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O novo governo e a esperança sempre renovada dos portugueses!

As organizações estrela-do-mar e aranha - O fenómeno das organizações sem líder !!

Por que devemos parar de ouvir economistas !