O mercado de Smartphones em 2015 segundo a IDC e não só !


O mercado de Smartphones em 2015 segundo a IDC e não só !

por Francisco Goncalves a Sábado, 2 de Abril de 2011 às 1:46 ·

Tenho boas e más notícias - Boas para a Google e Más para a MicroSoft !

Segundo  a IDC o sistema operativo Android vai liderar e Windows Phone será vice (atrás) em 2015.
O O/S Symbian da Nokia estará em apenas 0,2% dos smartphones, de acordo com a projecção.

O Apple Iphone (IOS) terá o seu nicho de mercado, tal qual a Apple se tem posicionado neste mercado, e as minhas projecções apontam para que em 2015 o Iphone tenham um mercado que se deve ficar abaixo dos 20%.

A empresa de estudos de mercado IDC tem uma notícia que possivelmente vai agradar a Steve Ballmer, cuja cabeça foi pedida algumas vezes lá na Microsoft  — antes do acordo com a Nokia, o que parece ter acalmado os ânimos (e eu acho que só peca por tardia, mas enfim a MicroSoft é que sabe com que linhas se vai coser!!).

De acordo com a firma, o Windows Phone 7 será a segunda plataforma móvel mais usada daqui a 4 anos nos smartphones.

Esta é uma projecção da IDC, mas a minha projeção ou intuição, leva-me a afirmar que a IDC está errada neste ponto, e não só, e que o Windows 7 e Nokia estarão bem mais abaixo, atrevendo-me mesmo a dizer que se situarão na faixa dos 30% ou mesmo abaixo, isto se esta dupla ainda se mantiver de pé em 2015. We will see !!

Até porque se prevê a entrada no mercado de outras duplas de Hardware e Software que a IDC não considerou de todo, e que eu acho deverão apanhar uma fatia interessante deste mercado. Embora ainda não haja fornecedor de hardware definido, direi que o O/S será baseado em sistemas abertos (tal como o Android) e um dos O/S será o Ubuntu Linux Phone. E bem, veremos se haverá mesmo mais surpresas, principalmente ao nível da dupla Nokia-MicroSoft!!

Ainda nas projeções da IDC, o Android aparece com uma concentração de mercado de 45,4% em 2015, com aumento de quase 6 pontos percentuais frente ao market share que apresenta atualmente (39,5%). Cabe sublinhar segundo a IDC, a Google dominará quase metade do mercado global de smartphones.

Também de acordo com a minha intuição e em sintonia com o que acima predisse, a Google terá uma dominância na ordem dos 50% do mercado. Bem acima do que a IDC preconiza nos seus estudo. Again, we will see!!

A estratégia ultra agressiva da google não passa só por conquistar os smartphones, (estes serão mais um meio do que um fim em si, daí a importância da tentativa de dominância do mercado o mais possível), mas sim usar os mesmo como trampolim para outras aplicações como o prenunciam os já recentes acordo com a CitiGroup e MasterCard, a publicidade já importante fonte de revenue no mobile, as aplicações e mesmo a mineração de dados sobre esses dispositivos, como forma de explorar ainda mais a sua base de dados de intenções, estratégia já de há muito tempo e em consolidação permanente.

E convem não esquecer que a google tem na sua missão de empresa "A organização de toda a informação e conhecimento do mundo". Objectivo ambicioso? Veremos! 

P.S. Muito embora eu também tenha grandes dúvidas sobre as projecçõess ultra simpáticas da IDC sobre o duo Nokia-Microsoft, e de que provávelmente será a MicroSoft a ficar mesmo atrás do Iphone, li uma crónica recente de alguém também muito próximo da indústria que disse "Será mais fácil os porcos virem a voar em 2015 do que a MicroSoft ultrapassar o Iphone da Apple". Fica a mensagem e o aviso!

Francisco Gonçalves in April 2011


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O novo governo e a esperança sempre renovada dos portugueses!

As organizações estrela-do-mar e aranha - O fenómeno das organizações sem líder !!

Portugal e a total ausência de valores e de moral ou ética !