Portugal "versus" o progresso global das nações!


Portugal e os portugueses têm que se libertar do peso da história e passar a inovar e a modernizar-se, nem que para isso seja necessário cada um de nós re-inventarmo-nos todos os dias! 

O poder económico já não é mais a única alavanca do progresso e hoje o conhecimento e o "saber fazer" estão a uma escala global, permitir que todos os povos possam, desde que disponham da imaginação suficiente, entrar no jogo global da inovação.

Já não dá mais "continuar a fazer as coisas como no tempo dos romanos" porque os chineses fazem bem melhor!

Precisamos sonhar e inovar como prática diária e sobretudo diversificar as nossas experiências e os nossos interesses pessoais e profissionais. E sobretudo precisamos estar conscientes de que estudar é um acto para a vida e não apenas durante a fase que se designa de escolaridade!

O mundo está a mudar a um ritmo alucinante e e a globalização está aí para nos desafiar a todos: governos, estados, cidadãos, empregados e patrões.

Se não percebermos todos (mas todos mesmo) isto, rapidamente seremos ainda mais ultrapassados e mais atrasados ficaremos relativamente aos países mais tecnológica e socialmente avançados!

O comboio do progresso para nas estações, mas é preciso estar lá na hora certa para o apanhar!

Francisco Gonçalves in "Notas Soltas" @06Dec2012
( francis.goncalves@gmail.com )

Comentários

Leonisa disse…
Concordo plenamente, Francisco. Pena que muita gente tenha uma visão deturpada (demasiado optimista...) da real situação actual. Um abraço. Leonisa-Luxemburgo.
Obrigado pelo seu simpático comentário Leonisa! Igualmente um Abraço Amigo. Francisco Gonçalves

Mensagens populares deste blogue

O novo governo e a esperança sempre renovada dos portugueses!

As organizações estrela-do-mar e aranha - O fenómeno das organizações sem líder !!

Por que devemos parar de ouvir economistas !