21/12/2013

O medo de ser português e de existir

Hoje, ontem e desde sempre vivemos num país mergulhado nas trevas e onde o medo tolhe tudo e todos !
O estado a que chegámos e a imobilidade de sempre desde povo é sobretudo porque este é medroso e incapaz de se unir, rompendo com as densas trevas em que está envolto e tolhido por uma cultura do medo que lhe foi instilada pelo próprio sistema educativo!
E eles, o poder reinante, sempre se governaram apenas a si próprios, em função da velha máxima do "dividir para reinar" e de uma sociedade mantida envolta num manto de medo e que
não para de incutir  o "medo do medo" !
De facto como dizia Mia Couto, há gente que tem "medo que o medo acabe", porque quando chegar esse dia os Vasconcelos deste país serão finalmente arremessados pelas janelas, e o país talvez ainda possa conter uma réstia de esperança, de finalmente vir a ser uma democracia séria e comprometida com aqueles que deve servir e que são os legítimos detentores do poder, o povo de Portugal!
Francisco Gonçalves "in" 19Dec2013

O Jugo da Maquinaria Política! "Os interesses comuns do género humano são enumeráveis e ponderáveis, porém a maquinaria política existente obscurece-os por causa da luta em torno do poder entre diferentes nações e partidos. Máquina diferente, que não exigisse modificações legislativas ou constitucionais e que não fosse muito difícil de criar, minaria a fortaleza da paixão nacional e partidária e focalizaria a atenção sobre medidas benfazejas a todos, em vez de concentrá-la em prejudicar o inimigo. No meu entender, é por esta directriz, e não pelo governo nacionalmente partidário, que se encontrará a saída dos perigos que actualmente ameaçam a civilização. O saber existe, e a boa vontade; ambos porém continuarão impotentes enquanto não possuirem orgãos próprios para se fazerem ouvir. " Bertrand Russell, in 'Ensaios Cépticos: A Necessidade do Ceptcismo Político'

“A cultura do medo é tóxica, seja ela deliberada e subproduto da intimidação ou um efeito acidental produzido por um estilo de gestão punitiva. O medo impede as pessoas de se manifestarem, mesmo quando o seu melhor juízo lhes diz que algo está errado.”
[ ANYA KAMENETZ “in” FastCompany]
Enviar um comentário

Translate