Os Sistemas de Educação e uma aproximação a um sistema de educação universal


Uma aproximação a um sistema de educação universal

Introdução
Tendo como objectivo chegar à aldeia global, e vivendo o mundo inserido numa vasta comunidade global, que a web teve o poder de unificar, julgo criadas as condições para que se lance uma iniciativa global em educação (GEEP - Global Education E-Learning Platform).

A ideia é a de criar uma plataforma de e-learning global, em moldes de "Software-As-A-Service", partindo do software Moodle (Open-Source Php Platform) e Sloodle (3D Second Life), melhorando os mesmos e integrando-os com ferramentas colaborativas, à semelhança das que a Google (e outras empresas como a Mindtouch), tem vindo a desenvolver no seu Google Docs e ainda aplicando a tecnologia de universos virtuais 3D ( como o ex-Lively e Second Life, criando desta forma "universos" de aprendizagem construtivista em 3D ).

Esta plataforma GEEP (Global Education E-Learning Platform) deverá poder suportar um sistema unificado do formato de cursos e APIs, que poderão ser desenvolvidos para esta plataforma, e eventual compatibilização / integração com sistemas de e-learning já existentes, como é o caso da plataforma Moodle, para a qual já foram em todo o mundo desenvolvidos muitos milhares de conteúdos educativos.

Aqui deverão ser desenvolvidas duas ideias paralelas que são, a GEEP (Global Education E-Learing Platform), própriamente dita, e um sistema de cursos de padrão universal, que poderão ser modelizados, de acordo com as especificidades de cada Nação, ou mesmo Organismo do Mundo Inteiro (UMLS - Universal Modelling Learning Systems). Obviamente, para que isso seja possível, terá que se conceber um sistema de lições, o mais universal possível, dentro de uma filosofia conceptual em sintonia com os actuais padrões médios dos sistemas de educação em vigor, embora adequados à nova realidade e a uma nova era Conceptual, que já ameaça transformar o mundo e a economia global (Ver mais em: http://en.wikipedia.org/wiki/Conceptual_economy ).

O Alcance da Ideia deste Projecto
A ideia e conceitos que lhe são subjacentes, pretende envolver todas as comunidades de aprendizagem do mundo inteiro, independentemente dos Países ou Nações, tendo em atenção o grau de desenvolvimento e em respeito pelas culturas locais e regionais de cada Povo.

Isto permitirá que o conhecimento venha a adquirir um grau e valores universais, levando a educação para o nível de cidadãos do mundo e facilitando a obtenção de escolaridade, através de um simples computador e Internet. Seria também um grande passo da humanidade no sentido da educação universalmente distribuída, com custos bem mais inferiores, que aqueles que actualmente todos os Países do Mundo se defrontam e acredito, com uma qualidade e sentido universal, que com os sistemas actuais, nunca se conseguirão.

E seria sobretudo possível, nos Países mais pobres, distribuir, envolver e facilitar a educação, estendendo a mesma a um número cada vez maior de cidadãos do Planeta Terra.

A profundidade da ideia
Com a profusão e a facilidade de acessos cada vez mais poderosos à informação, está na hora de sistematizar e normalizar conteúdos credíveis que possam garantir a todos os cidadãos do Planeta, o acesso universal em matéria de educação e de conhecimento.

E nada melhor que uma plataforma e um sistema adoptado ao nível global, para materializar esta ideia, que certamente marcará um ponto de inflexão e progresso do mundo, traduzido numa revolução no acesso acesso universal aos vários níveis de educação, que vão desde o ensino pré-primário até ao Ensino Universitário.

A Acessibilidade da Ideia
Tratando-se de um sistema de abrangência universal, o conceito não poderá, tal como globalmente acima definido, ser materializado completamente a curto prazo. Mas será decerto bem possível, e numa primeira fase a criação de uma Plataforma GEEP (Global Education E-Learning Platform), que será baseado em algo já existente como o Moodle, e na adopção inicial do seu sistema de cursos de e-learning.

Numa segunda fase, que poderá estender-se por vários anos e envolvendo a colaboração de comunidades "open-source" do mundo inteiro, seria desenvolvido o sistema UMLS - Universal Modelling Learning Systems e impregnando na comunidade a criação dos próprios conteúdos, de utilização livre, ou mesmo com custos simbólicos, que traduzidos à escala global, poderão trazer enorme apetência de adopção e ainda maior envolvimento das comunidades !.

Uma Plataforma GEEP (Universal Modelling Learning Systems) e um Sistema UMLS (Universal Modelling Learning Systems) poderão, se adoptados universalmente, vir a impactar com todos os cidadãos do mundo, se esse for o caminho que vier a ser adoptado pelos Governos e Comunidades do Mundo Inteiro (ainda que numa versão Beta), e estou certo disso e da possibilidade da sua adopção concreta ao nível mundial, embora faseada como atrás referido.

Conclusão
O caminho no sentido de uma plataforma global de e-Learning e de um sistema de educação universal, acredito serão uma realidade nos próximos 10/20 anos. E o seu crescimento e adopção cada vez maior, impactarão e produzirão a maior revolução no mundo, ao nível da educação, fazendo de cada habitante do Planeta Terra um pleno cidadão do Mundo. Fica então, senão resolvido de todo pelo menos minimizado substancialmente, um problema actual com a educação em que todos os Países do mundo "per si", onde se fazem esforços enormes em novos programas de educação e sua constante modernização, que desta forma poderão ser pensados a uma escala global e pelo envolvimento de todas as comunidades de educação mundiais, com todos os benefícios daí decorrentes.

Utópia a reflexão? Talvez nem tanto.

Francisco Gonçalves / Oct 2008.
Francis.goncalves@gmail.com

Por Uma Educação de base tecnológica à Escala Planetária

Referências:
Conceptual Economy -
Computerized courseware -


· · Partilhar · Eliminar

















From Global Education Systems



Comentários

Leonisa disse…
Não creio que seja utopia... Parece-me bem possível. Abraço. Leonisa - Luxemburgo.

Mensagens populares deste blogue

O novo governo e a esperança sempre renovada dos portugueses!

As organizações estrela-do-mar e aranha - O fenómeno das organizações sem líder !!

Por que devemos parar de ouvir economistas !