Corpo, Mente e Coração - Os Três Mosqueteiros de si mesmo!

A maioria de nós trabalhamos muito duro para cuidar bem dos outros. Você faz um bom trabalho para terminar os seus projectos no trabalho, cuida da sua família bem, passa o tempo com os seus amigos, ajuda os outros que estão em dificuldades, etc..

Alguma vez você já parou por um momento e deu algum pensamento sobre quanto tempo ou esforço gasta a cuidar de si mesmo?

Corpo, mente e coração são três partes essenciais de si mesmo. Você toma suficiente atenção a todos estes três aspectos de si mesmo? Na minha opinião, todas estes três deve ser bem equilibrados, e cuidados de forma igual. Se você nunca prestou atenção conscientemente por esse prisma, seguindo alguns pontos vai ter o seu pensamento focado na direcção certa.

1. Mente

  • Para a maior parte, nós cuidamos da nossa mente também. Nós os “geeks” somos muito bons em manter a nossa mente afiada, trabalhando em projectos desafiadores,  a resolver problemas complexos, etc.
  • Mas alguns de vocês podem estar envolvidos num trabalho onde vão continuar fazendo a mesma rotina todos os dias, o que não é difícil. Se você está nessa situação, voluntarie-se para tomar-em algum projecto interessante e desafiador. Se isso não for possível, provavelmente você deve considerar encontrar um outro trabalho que irá manter sua mente afiada e que o desafie. Mas, lembre-se sempre de  equilibrar trabalho e vida com um propósito .
  • Ler livros é uma boa maneira de manter sua mente energizada. Além da leitura de livros relacionados com a sua área de especialização, também deve ler livros sobre outras áreas do seu interesses, e com as quais ainda não está familiarizado.
  • A coisa chave para manter  a sua mente totalmente engajada é fazendo apenas as coisas que você mais ama. Gaste algum tempo para pensar sobre que actividades que não gosta no seu dia típico, e descobra uma forma de as substituir  por aquelas com actividades que de que gosta efectivamente fazer.
  • Realize algum trabalho criativo. Dê algum trabalho ao seu lado direito de seu cérebro. Eu não sou nem 10% tão criativo como minha filha de 5 anos de idade. Ela pode vir para cima com coisas absolutamente incríveis a partir do nada. Eu vou admitir, que estou longe de ser isso. Mas, eu adoro coisas criativas, e eu estou inspirado pela minha filha, em ser criativo e dar algum trabalho para o meu lado direito do cérebro.
  • Mantenha o "Aprender e crescer" como seu lema de vida.

2. Corpo

  • É muito difícil manter a mente afiada quando você não cuida da sua saúde. Se você não está em boa forma, é difícil manter o foco e obter resultados totalmente empenhado em coisas de que gosta.
  • A maioria de nós poderia fazer uma série de melhorias se cuidar adequadamente do nosso corpo. Quando foi a última vez que você fez exercício físico? Faz um “check-up” de saúde anual regularmente?. "Eu não tenho tempo suficiente" é apenas uma desculpa para não fazer as coisas que mais importam.
  • Você não precisa ter um corpo magro e escultural como é projectado pelos média, mas apenas o suficiente para ser saudável e se sentir bem. Você só precisa comer bem  fazer exercício físico regular.
  • Configure uma rotina diária de exercícios. Não se force a fazer um exercício rotineiro de que você não gosta. Para mim, eu odeio ir ao ginásio todos os dias. Minha rotina é jogar ténis (que eu adoro), três dias por semana, e o resto dos dias frequento o ginásio com o foco de fazer rotinas que vão ajudar com o meu jogo de ténis. O ginásio não é o foco principal mas sim o ténis.
  • Lembre-se que cuidar de si mesmo não é egoísta. Se a sua mente não é nítida, e se você não é saudável, como você pode ser útil para outras pessoas?

3. Coração

  • Tenho certeza que você já viu pessoas que são extremamente activas mentalmente, e que sabem manter tanto a sua mente e corpo em excelente estado de conservação, mas são implacáveis ​​e estão sempre a colocar todo mundo para baixo, para ganhar uma vantagem. É de facto um enorme erro querer manter o corpo e a mente em excelente estado, mas não o seu coração.
  • Toda a riqueza e saúde no mundo não vai fazê-lo sentir-se satisfeito. Se não tiver um bom coração, vai sempre sentir que está a faltar alguma coisa, e não consegue descobrir exactamente o que é que é !
  • Todos os dias tome alguns momentos para meditar e apreciar tudo ao seu redor. Seja grato por cada pessoa que surge na sua vida e por cada momento que reserva só para ser.
  • Quando se trata de relacionamentos sugiro que deixe de lado a sua lógica de distanciamento e reserva, e aprenda mais a confiar no seu coração. Este terá tendência a não ser enganar à medida que nele confiar mais e mais. Mesmo que venha a errar, nessas situações, você ainda  assim vai sentir-se bem com o seu coração, acredite!
  • Em situações difíceis, depois de ter feito todas as análises, fazendo uso da sua mente, se ainda assim não tem certeza do que fazer, vai ter com o seu coração, que ele logo te diz o que fazer. Devemos confiar mais nas nossas intuições e sentimentos, tanto quanto nós confiamos na nossa mente.
  • Seja amável e humilde. Lembre-se de sorrir sempre. Apenas um sorriso genuíno que vem do seu coração é o suficiente para alegrar o dia de alguém.

Corpo, Mente e Coração - Os Três Mosqueteiros de si mesmo
Autor: RAMESH NATARAJAN em 19 DE FEVEREIRO DE 2013



NOTAS :

Exercício físico e estimulação cognitiva podem reverter Alzheimer

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O novo governo e a esperança sempre renovada dos portugueses!

As organizações estrela-do-mar e aranha - O fenómeno das organizações sem líder !!

Portugal e a total ausência de valores e de moral ou ética !