9 Principios básicos ao re-inventar a escola no Séc XXI !

As Habilidades fundamentais são a Fundação para o sucesso no futuro.

1. Construir Comunidades - A escola deve agrupar todos os alunos juntos numa comunidade de apoio que alimenta tanto o indivíduo como o grupo. A comunidade deve permear todos os espaços possíveis, na sala de aula, em casa e Online.

2. Incentivar Pensamento Crítico - A escola deve estimular os alunos a pensar criticamente, e continuamente a perguntar: "Por que nós ensinamos o que ensinamos?"

3. Recompensa na Tomada de Risco - A escola deve estimular os alunos ao risco de fracasso na busca do entendimento.

4. Concentre-se em todos os alunos - A escola deve cercar o aluno com ideias e informações, estimulando o aluno na buscar uma variedade de caminhos para o conhecimento e apoiar o crescimento pessoal para todos os que habitam a comunidade.

5. Valorizar a diversidade - A escola deve estimular e valorizar a contribuição de quem está dentro e fora da comunidade, com uma diversidade de opiniões e experiências. A escola deve sempre verificar se está a ser inclusiva e solidária com todos os alunos de diversas origens.

6. Alimente todos os alunos - A escola deve proporcionar oportunidades e estímulo para todos os membros da comunidade, incluindo professores, alunos e pais, para que todos possam ter oportunidades de aprender e crescer.

7. Procurar a inovação - A escola deve explorar activamente, perseguir e avaliar novas ideias e tecnologias, mantendo sempre o aluno no centro da perseguição.

8. Ensinar Empatia - A escola deve ensinar de forma activa e explicitamente os alunos a pensar além de si mesmas, incentivando os alunos valores como a empatia, a gentileza e o alto valor em praticar a generosidade.

9. Derrubar os muros - A escola deve proporcionar o acesso e oportunidades para os alunos  e alcançar fora dos muros da escola, as comunidades vizinhas, com estratégias nacionais e globais.

É também sabido que as competências fundamentais que devem hoje ser desenvolvidas na escola são fundamentais para o sucesso futuro. A dopção de sistemas automatizados de e-learning nas escolas de ensino, são fundamentais para a aprendizagem e desenvolvimento da leitura e matemática, e podem garantir que estas habilidades fundamentais estão bem desenvolvidas e que podem melhorar os resultados académicos dos alunos nas diferentes comunidades escolares, fora da escola, nacionais e internacionais. Veja-se para tal o exemplo da khan Academy, que pode ser um dos modelos de inspiração para novos sistemas de e-learning a desenvolver para o país!
Ver mais em : Khan Academy

Baseado no Artigo :

Francisco Gonçalves in 21 March 2012
francis.goncalves@gmail.com

Outros Links:
O alcance de uma escola global no mundo globalizado

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O novo governo e a esperança sempre renovada dos portugueses!

As organizações estrela-do-mar e aranha - O fenómeno das organizações sem líder !!

Portugal e a total ausência de valores e de moral ou ética !