Como deixar de ser vulgar e passar a ser notável !


"Como é evidente, o primeiro passo para se tornar extraordinário é tomar a decisão e "deixar de ser vulgar". Decerto que gostaria de obter lucros notáveis enquanto organização, não é?
E recompensas extraordinárias enquanto individuo, certo? Então, comece a comportar-se de uma forma notável.
E, como começar? Eis cinco sugestões sucintas e fáceis de aplicar:

1. Recolha ávidamente experiências em primeira mão. Seja o seu próprio Sherlock Holmes. Esforce-se por observar e compreender os cambiantes das linhas da frente da sua actividade. Mesmo numa sala cheia de especialistas, você continua a ser o dono das suas experiências pessoais.

2. Pratique o princípio Zen da "mente principiante". As pessoas ávidas de aprender podem abstrair-se momentaneamente de tudo o que "sabem". Possuem muitas vezes uma formação académica e uma experiência profissional profundas, mas conseguem "pôr de lado" tradições, dogmas e noções pré-concebidas. Confiam nos seus conhecimentos e sabedoria, mas estão dispostas a questioná-los todos, quando se confrontam com novas informações.

3. Mantenha uma "carteira de ideias" para não perder as que lhe ocorrem momentaneamente  Os antropólogos, por exemplo, que fazem muitos estudos de campo andam sempre com um caderninho e uma câmara para registar as suas novas descobertas. Tente anotar as suas ideias (todas) em tempo real, na sua agenda electrónica ou numa folha de papel, que guarda no bolso e mantém sempre acessível.

4. Seja um "corrector de ideias" proactivo e pratique a "polinização" cruzada permanentemente. Pense em metáforas a fim de tirar lições que aprendeu num determinado contexto, para um contexto completamente diferente. Tente equilibrar a aprendizagem e a colaboração a fim de poder funcionar como um canal para novas ideias.

5. Adopte a força das narrativas para juntar tudo. As narrativas possuem um apelo emocional que suplanta todos os dados colhidos em bruto. A emoção e a paixão mudam tudo e são a diferença entre agir com motivação e convicção de sucesso e apenas fazer sem qualquer empenho! Jogue a sua emoção e apaixone-se por tudo aquilo que faz, e terá metade do caminho para o sucesso percorrido!

Por conseguinte, estabeleça e mantenha uma resolução definitiva para a sua nova vida : rejeite a rotina e dê à sua equipe um rumo notável, assente na inspiração humana, nas narrativas e numa colaboração radical que a destinguirão de todas as outras.
Não seja perfeito, seja notável !   "

Extraído de "O Grande MUU! " de Seth Godin (coordenação de)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O novo governo e a esperança sempre renovada dos portugueses!

As organizações estrela-do-mar e aranha - O fenómeno das organizações sem líder !!

Portugal e a total ausência de valores e de moral ou ética !