Porque as Técnicas de Meditação podem melhorar muito a sua saúde e mesmo aliviar a dor crónica e o stress !


Já se constatou em investigações anteriores, ao longo de várias décadas e comprovado por inúmero e rigorosos estudos cientificos, que a meditação pode reconstruir o nosso cérebro, promovendo uma melhor qualidade de vida, melhorando significativamenteo nosso estado vital, e evitando mesmo a sobrecarga de informações, numa sociedade cada vez mais exigente, e onde a informação nos chega sob a forma de autênticas avalanches.

Agora uma nova pesquisa bem mais recente vem demonstrar como a meditação funciona no nosso cérebro para nos ajudar a uma maior concentração e, possivelmente até aliviar a dor crónica.
Neurocientistas do MIT e de Harvard descobriram que as pessoas treinadas para meditar são mais capazes de controlar as "ondas alfa" geradas pelos cérebro, as quais se pensa serão responsáveis por minimizar as distracções.

Depois de aprender a meditar, constatou-se que nos vários participantes nesta investigação do MIT, que as suas "ondas alfa" foram significativamente maiores quando estes se focaram em partes específicas do seu corpo.
Os resultados sugerem que aqueles que sofrem de dor crónica, incluindo o stress podem se beneficiar da meditação devido a um aumento da capacidade do seu cérebro em "diminuir o volume dos sinais de dor.".

Se você tem dor crónica ou sofre de situações de dor originadas pelo stress, e se quer mesmo reduzir os níveis do stress, as técnicas de meditação podem ajudar a diminuir esse seu sofrimento.
(Para uma consulta rápida sobre como começar a meditar, visite o Guia do leigo para a meditação em: ( http://lifehacker.com/5591576/a-guide-to-meditation-for-the-rest-of-us ).

Se pretende mesmo aprender uma técnica comprovada cienticamente, e validada ao longo de investigações cientificas de várias décadas, e sob a orientação e acompanhamento de técnicos profundamente especializados, então aconselho pense em Meditação Transcendental, e o link para mais informações pode consultar em : ( http://meditacaotranscendental.blogspot.com/ )
"A técnica de Meditação Transcendental...
- fortalece a comunicação entre o córtex pré-frontal e as várias áreas cerebrais, desenvolvendo a totalidade do cérebro.
- abre a percepção a um campo interior de criatividade e inteligência ilimitadas na fonte silenciosa da mente pensante.
- promove a saúde ao reduzir a activação do sistema nervoso simpático - o que, por sua vez, dilata os vasos
sanguíneos e reduz as hormonas do stress.
- e desenvolve o pleno potencial do cérebro - aumentando o QI e melhorando a performance académica e profissional, ao mesmo tempo que reduz o stress, a ansiedade e a depressão.".

E já agora como nota, embora grande parte da meditação deriva de costumes, filosofias e práticas associadas a certos credos (o hinduísmo e o budismo, em particular), a prática do que a maioria das pessoas conhece como a meditação, ou consciência, não está indelevelmente ligada à religião prática de forma nenhuma. Aliás o budismo embora uma religião, que tem subjacente uma filosofia poderosa, não coloca qualquer limitação, ao invés do que se pode observar nas outras religiões, a crer num Deus ou outra qualquer entidade supra-natural, pois não existe sequer tal imposição.

Por outras palavras, a meditação é uma parte integrante de muitas crenças, mas as crenças não são parte integrante da meditação só por si. Tal como o Yoga existe numa esfera semelhante. Mantenha apenas a sua mente aberta!
Ainda para reforçar todas as investigações e estudos efectuados, em que são sempre ressaltados os enormes beneficios da prática diária da meditação (uma prática bem simples e ao alcance de todos), são confirmadas pelas últimas investigações e conhecimentos sobre o funcionamento do cérebro humano, cujo magnifico resumo poderemos apreciar no último livro lançado por António Damásio, com "O Livro da Consciência" (recomendo vivamente a sua leitura). Nesta obra excelente do cientista António Damásico, só mais uma vez se comprova que estas técnicas ancestrais estão não só correctas, como funcionam em sintonia com o que hoje de mais avnaçado a ciência sabe sobre o funcionamento do cérebro.

E para reforçar o que acabo de referir, aconselho por último também a leitura do livro "A Alegria de Viver" de Youngey MingYur Rinpoche ( http://yongeybr.tripod.com/mingyur-rinpoche.html ). Ao ler este livro e depois da leitura do "Livro da Consciência" de António Damásio, verá como a filosofia Budista e a técnica de meditação estão mais próximas da ciência e das ultimas descobertas do cérebro, do que alguma vez poderia imaginar. Incitou-o pois a que descubra por si !

Por último importa referir que nenhuma técnica de meditação implica para o seu praticante qualquer crença religiosa ou de outra indole. Trata-se apenas de uma técnica de controle da mente, simples e de resultados assegurados. Experimente e constate por si mesmo e verá que os resultados serão no mínimo benéficos para o seu dia-a-dia !

(Baseado num artigo escrito por Pinola Melanie em Lifehacker)

Nota elaborada por Francisco Gonçalves
11 May 2011
francis.goncalves@gmail.com


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O novo governo e a esperança sempre renovada dos portugueses!

As organizações estrela-do-mar e aranha - O fenómeno das organizações sem líder !!

Por que devemos parar de ouvir economistas !