06/01/2014

Os sistemas de Educação em Portugal - Urge mudar de paradigma !

Sobre a Educação: O problema da educação não tem a ver com mais ou menos directores, mais ou menos escolas, mais ou menos professores, mais ou menos infra-estruturas, mais ou menos magalhães! 

Tem isso sim que se ousar reformular todos os programas de ensino a começar no pré-escolar e a terminar, por agora, no 12º ano.

O ensino actual não está preparado nem apto a enfrentar uma massificação do ensino obrigatório até ao 12º ano e muito menos ainda estruturado de forma a preparar os jovens para pensarem e reflectirem, em vez de assimilarem matéria passivamente, e completamente inadequado para que eles enfrentem os novos desafios do Séc XXI, e num mundo globalizado e estruturado sobre uma sociedade cujo "petróleo" (ou riqueza) é o conhecimento e a manipulação da informação em mundos reais e virtuais, dominados pela conceptualidade e o "design".
Os momentos de crise são normalmente de forte apelo à criatividade e são momentos de inspiração e de fazer germinar novas ideias, cortando com sucessivas melhorias de sistemas que já não responde nem nunca serão solução. Só uma revolução na cultura e na forma de pensar a educação, e não só, nos pode salvar e ajudar a re-erguer Portugal bem alto novamente!!!
E esta é a oportunidade grandiosa que temos para criar novas gerações capazes de pensar, reflectir, inovar e de ousarem empreender, de forma massiva, criando em Portugal um exército pronto a combater e vencer na era digital, do conhecimento e da conceptualidade, levando Portugal por novos "mares nunca dantes navegados", tal qual ousámos fazer quando o Infante D. Henrique no passado teve o arrojo de lançar novos empreendedores em empreendimentos gigantescos, tendo criado a primeira época de globalização e um enorme sucesso para a Nação e suas gerações vindouras de então!
Ousemos desafiar o caos em que fomos lançados por políticas erradas dos últimos 36 anos e crises económicas, que só nos derrubaram porque não estávamos preparados!
"O microchip irá colonizar todas as actividades repetitivas. E vamos ter de lutar para nos re-inventarmos." - Tom Peters!
Bem vindos ao Séc XXI e à Era Conceptual, a era onde vai predominar a dominância do hemisfério direito do cérebro !!! uauhhh!!! A criatividade é tudo e a produtividade e tudo quando é repetitivo na actividade humana será automatizado por chips de USD 38,00!
Francisco Gonçalves / Dec 2010
Enviar um comentário

Translate