Portugal é hoje um Estado de Nepotismo, longe do que poderá ser uma democracia.
Portugal é hoje um Estado de Nepotismo, longe do que poderá ser uma democracia.
E há algo que de sempre me tem intrigado e para o qual não ha qualquer explicação lógica!
As televisões e a imprensa em geral gostam de criar mesas redondas onde bestas quadradas discutem problemas bicudos.
Dito isto, pergunto a estes poderes acéfalos que dominam Portugal, qual a razão porque nos debates publicos, apenas juntam às discussões sobre os problemas que Portugal há muito enfrenta, jornalistas avençados, politicos e personalidades que vivem à custa do erário público, como investigadores, professores universitarios, e outros do mesmo clube - O Estado.
Não estará na altura de chamar, para debater Portugal e que soluções a adoptar, personalidades das empresas privadas, pessoas bem informadas e independentes, cidadãos letrados com múltiplas experiências profissionais, etc. ?
Não será importante ouvir a sociedade civil, longe da roda de nepotismo dos partidos e dos assalariados do Estado, onde se incluem infelizmente os "jornalistas" ?
Deixo estas questões para reflexão de todos os portugueses!
Francisco Gonçalves
francis.goncalves@gmail.com
Cito aqui o que disse, há alguns anos, a magistrada Maria José Morgado : “Cultura de impunidade, nepotismo e amiguismo tem feito de Portugal um país pobre e atrasado".
Imagem gerada pelo ChatGPT 2025
Representa uma ilustração simbólica da situação atual, destacando o círculo fechado de políticos e jornalistas, enquanto a sociedade civil permanece excluída.
Comentários